FAQs

O que é o Karate e o que é o Karate-Do?

Karate, literalmente, significa "Mãos Vazias" referindo-se ao fato que seus praticantes não usam armas, utilizam-se de mãos, pés e todo o corpo para se defender e atacar.

Ele se originou em Okinawa, uma ilha ao sul do Japão, há centenas de anos e foi influenciado por outros sistemas de luta da antiga China.

Aperfeiçoado ao longo de séculos, agregou à sua prática a tradição filosófica e espiritual do Bushi-Do, o Caminho do Guerreiro. Deixou, então, de ser meramente um sistema de ataque e defesa físico, sintetizando-se em uma tradição e cultura própria que hoje denominamos Karate-Do, "O Caminho das Mãos Vazias", uma disciplina da mente e do corpo.

Resumidamente, Karate-Do, pode ser definido como:

"O Karate-Do é um tradicional e efetivo sistema de autodefesa regido por um Código de Conduta que visa, por meio do árduo treinamentoda observância ao Código e  da aplicação destes ensinamentos na vida cotidiana, tornar o Praticante uma pessoa melhor, física e mentalmente, consigo mesmo, com seu semelhante e com o ambiente."

 

Quais são os Objetivos do Karate-Do?

O Karate-Do não é um fim em si, é um "Do", um caminho que serve aos anseios mais fundamentais do ser humano, a sobrevivência e o bem viver: consigo mesmo, com o próximo e com o ambiente.

O Karate-Do, tem por Objetivo Final atender a esses anseios transformando a Atitude do Praticante, por meio do Árduo Treinamento e da Observância da Conduta.

As metas do Karate-Do para atingir esse Objetivo Final são:

  1. Primeiro e principalmente "Vencer a si mesmo", ou seja, ter controle sobre si mesmo, vencer as próprias fraquezas e limitações físicas e mentais e fazer o que deve ser feito;
  2. "Vencer os obstáculos e perigos da vida", que as vezes se apresentarão na forma de um Oponente humano, um Adversário, e...
  3. Estender os ensinamentos aprendidos e aplicados na Academia à vida cotidiana do Praticante para ajudá-lo a alcançar uma vida pessoal e social melhor, o que, por sua vez, resultará em uma sociedade melhor.

 

Quais são os Princípios do Karate-Do?

Os princípios do Karate são expressados pelo "Dojo Kun", os Preceitos do Academia:


Primeiro. Empenhar-se no aperfeiçoamento do Caráter.
. Comentário: Empenhe-se no aperfeiçoamento de todos os aspectos de seu Ser: físicos e mentais (moral, ético, emocional e intelectual).

Primeiro. Trilhar o caminho da Verdade.
. Comentário: Zele, Cumpra, e Atue em favor da verdade. Seja sempre honesto e sincero, especialmente com você mesmo. Seja Integro.

Primeiro. Desenvolver o espírito de Esforço.
. Comentário: Esforce-se em tudo que fizer. Seja perseverante.

Primeiro. Respeitar as outras pessoas.
. Comentário: Seja Cortez e de forma sincera.

Primeiro. Controlar o Ímpeto.
. Comentário: Desenvolva o Autocontrole. Não se deixe dominar pelos instintos e emoções. Contenha os impulsos e reações inadequadas. Faça o que tem que ser feito apesar o ego.

A repetição do ordinal "Primeiro" no início de cada preceito tenciona ressaltar a igual importância entre eles.

Além do Dojo-Kun, ao mesmo tempo princípios e destino do Karate-Do são o Ikken Hisatsu e o Sundome descritos abaixo:

Ikken Hisatsu:

Ikken Hisatsu, traduzido literalmente quer dizer "um soco uma morte" ou "matar com um único soco".

A ideia é que, uma vez que o combate seja inevitável, os golpes devem ser desferidos dentro do espírito contido nesta expressão, empenhando todo o próprio Ser, pois poderá não haver segunda chance. Se fracassarmos estaremos à mercê do Oponente e seremos derrotados, o que poderá representar a morte.

Se o combate for inevitável deve-se vencer imediatamente e com um único golpe.

Ikken Hisatsu reflete-se a essência do Karate-Do e determina a forma de pensar, treinar e lutar, bem como pretende influenciar o comportamento cotidiano do Karate-Ka.

Aproveitar efetivamente a oportunidade, pois ela se apresenta uma só vez e fazer certo e na primeira vez, é como este princípio deve ser interpretado. Contudo somente a conceituação e a determinação não são suficientes, é necessário estar preparado, ou seja treinando.

Sundome:

Tão importante quanto o Ikken Hisatsu é o Sundome.

Sundome, literalmente "Parar a um Sun". Um "Sun" é uma medida japonesa que equivale a cerca de 3 cm. A expressão quer dizer que o golpe desferido com o poder destruidor do Ikken Hisatsu no ponto vital, deve parar antes de atingir o alvo.

Aplicado na luta, a ideia é desenvolver esta habilidade para garantir o treinamento evitando lesões e acidentes, mas o seu significado vai além do âmbito da academia. Significa que, ao se desenvolver um enorme poder, como o do Ikken Hisatsu, deve-se também desenvolver a capacidade de controlá-lo.

Um enorme poder somente deve ser usado em benefício das pessoas.

Os Princípios do Karate-Do podem ser resumidos em: Busque a Perfeição, a Busque da Verdade, Esforce-se, Respeite as Pessoas, Contenha o Ímpeto: Adquirira o poder e use-o somente para o bem.

O Karate-Ka deve buscar o Correto Pensar, o Correto Falar e o Correto Agir.

 

Quais são os Benefícios da prática do Karate-Do?

Karate-Do proporciona ao Praticante enormes e incontáveis benefícios tanto para o corpo como para a mente que se dão pelo desenvolvimento de inúmeras capacidades.

Para entender os benefícios resultantes da prática do Karate-Do, é necessária uma explicação: No Karate-Do a mente e o corpo são vistos como um uno, e a dicotomia só é empregada para efeitos de entendimento.

O primeiro e o mais óbvio dos benefícios é a Capacidade de Defesa Pessoal e com ela advém o desenvolvimento das outras capacidades como:

As Capacidades Físicas:

No âmbito físico, as capacidades são solicitadas e desenvolvidas também de forma integrada e equilibrada, e talvez única. Força, Velocidade, Resistência Cardiorrespiratória e Muscular, Elasticidade e Flexibilidade, Resiliência, Coordenação Motora, melhoras na Postura, da Imunidade a Doenças e Ferimentos, são as principais capacidades melhoradas.

As Capacidades Mentais:

O termo "Mental" em Karate-Do, tem um significado amplo, refere-se a mente Lógico Racional, Sensório-Perceptiva, Emocional, Espiritual e Social, bem como a consequente Atitude e Capacidade de Realização.

Algumas das capacidades mentais desenvolvidas ou melhoradas são:

  • Autocontrole dos Impulsos, Instintos e Emoções Inadequadas;
  • Controle da Vontade, Controle da Ansiedade e Serenidade;
  • Capacidade de Atenção, Percepção, Capacidade de Reação e Antecipação, Capacidade de perceber o perigo e a habilidade de evitá-lo;
  • Raciocínio e Pensamento Estratégico/Tático, Criatividade;
  • Autoconhecimento, Espirito de Esforço e Perseverança, Autodisciplina;
  • Autoconfiança e Autoestima e, ao mesmo tempo, Humildade;
  • Coragem para enfrentar os problemas;
  • Clareza de Objetivos e Discernimento para agir adequadamente;
  • Atitude e Capacidade de Realização. Ser efetivo, mesmo sob estresse;
  • Respeito e Responsabilidade com o próximo, Conduta adequada;

Finalmente, não é difícil perceber que o maior dos benefícios é a natural integração destas capacidades à vida diária do Praticante.

 

Mas, tudo isso?!... E como se dá o desenvolvimento destas Capacidades?

Sim, e muito mais.

O Karate-Do lida com a luta como a metáfora da vida.

A luta, o confronto, é a maior das adversidades, pois trata da vitória ou derrota, da vida e da morte e, analogamente à vida, desencadeia todo tipo de instintos, emoções e pensamentos. Medo, raiva, incerteza, indecisão, frustração, empolgação, etc. se misturam em um turbilhão mental desenfreado que deve ser controlado e transformado, pelas habilidades, em atitudes e ações corretas e tempestivas para se conseguir a vitória.

Na luta, as principais, se não todas, as habilidades do ser, são exigidas ao extremo e é exatamente a aquisição e aperfeiçoamento de tais habilidades, o foco da prática do Karate-Do.

Por meio do:

  1. Treinamento rigoroso, da...
  2. Convivência na academia, aprendendo e praticando as regras, cerimoniais e conduta do Karate-Do e ...
  3. Refletindo sobre tudo, ...

... o Karate-Ka adquire e aperfeiçoa continuamente habilidades, hábitos e atitudes que o beneficiarão na luta e na sua vida do dia a dia.

Embora o possa parecer complicado e difícil de se conseguir, estas qualidades são desenvolvidas gradativa e naturalmente pela prática diligente.

Contudo o Karate-Do não é uma panaceia, nem conduz a santidade. Seus benefícios dependem do bom ensinamento da Escola, mas também da dedicação e esforço do Karate-Ka. Lembre-se o Karate-Do é só um caminho, um método. O agente é o Praticante.

 

O Karate é perigoso?

Apesar de ser uma defesa pessoal extremamente eficaz, os riscos de lesões são baixos. No Sistema Ekado aprende-se passo a passo e os alunos são levados a outros níveis somente quando desenvolveram as perícias e habilidades físicas e mentais adequadas.

Mas, sim, envolve riscos. Contudo aprender a lidar com eles e com as emoções que desencadeiam, como o medo, raiva ou mesmo com a empolgação, e, mesmo assim, conseguir agir adequadamente ante situações estressantes, é um dos objetivos do Karate-Do.

 

Quem pode praticar o Karate-Do e quais são as limitações?

É fundamental procurar serviço médico antes de iniciar a prática de qualquer atividade física.

Uma vez autorizado, o único requisito é um disciplinado esforço e dedicação no treino e nos preceitos de conduta. Seguindo este compromisso o Karate-Do é para todos, independentemente de idade, sexo ou etnia. Ele se adapta à condição e constituição física de cada indivíduo, contudo, o Sistema Ekado, ao mesmo tempo que respeita a condição, o nível e ritmo de cada Praticante, não permite que se acomode, estende limites e incentiva o progresso constante.

 

Eu devo estar em excelente forma física para iniciar a prática do Karate-Do?

Não necessariamente. O Sistema da Escola se encarrega de que, juntamente com o aprendizado, você desenvolva uma excelente forma física, dependendo somente de seu esforço e dedicação.

No início, o seu progresso será mais moderado, conforme a sua forma física e expertise melhorar, melhorará também o ritmo de absorção.

 

Quanto tempo demora para aprender Karate-Do?

Depende da pessoa. Quanto mais praticar, mais se desenvolverá.

Não há limite para dominar o Karate-Do, não há destino final. O Karate-Do trata de ser melhor do que si próprio a cada dia, e isso é ilimitado. Mas, sim, há uma escala de medição ao longo do caminho.

Na Escola a você progride dentro do que se denomina "Sem Graduação" ou "Kyus", do 7º ao 1º Kyu, cada um representado por uma cor de faixa. Depois disso, você receberá a Faixa Preta que representa o 1º. Grau ou 1º Dan, e evoluirá na "Graduação" por mais 9 graus, do 1º ao 10 º Dan.

Um estudante sem nenhum treinamento prévio, inicia na Escola como 7º Kyu e pode se submeter aos exames a cada 4 ou 6 meses de treinamento. Respeitadas as carências de diligente treinamento e adquiridas as habilidades necessárias, pode-se alcançar o 1º Dan entre 3 a 4 anos.

Já no nivel de Graduação, cada uma exige vários anos de treinamento e requer um exame.

Nesse nível mais alto, você perceberá que o Karate-Do não é apenas algo a ser aprendido, mas algo para ser vivido. E isso leva uma vida inteira.

 

Que tipo ou estilo de Karate a Escola Ensina?

Embora a Escola tenha a sua origem fundamentada na técnica, filosofia e didática da Escola Shoto, também conhecida como Shoto-Kan, não se limita em seguir cegamente a tradição.

O nome Shoto-Kan deriva de Shoto, que era o pseudônimo com o qual o Professor Guichin Funakoshi assinava suas poesias, e Kan significa salão ou local, portanto pode ser traduzido com Academia ou Escola Shoto.

O Karate-Do foi introduzido por ele no Japão trazido de Okinawa, sua terra natal, onde estudou e treinou com os maiores mestres de sua época de diferentes linhagens. O Mestre nunca considerou o Karate praticado em sua escola um estilo, ele considerava o Karate-Do um só.

Contudo, embora o Mestre Funakoshi nunca tenha pensado em criar um estilo próprio, ao logo de anos de diligente estudo, treinamento, aperfeiçoamento e inovações, o Karate do Mestre, e de seus discípulos, adquiriu características próprias e distintas que contribuíram para que fosse denominado pelos praticantes de outros estilos como "Shoto-Kan Ryu", o estilo da Escola Shoto.

Hoje o Karate Shoto-Kan é o mais praticado no mundo todo e é conhecido como o estilo Shoto-Kan.
Fieis e convictos das ideias visionárias do Mestre Funakoshi, os Líderes da Escola de Karate-Do do Brasil, continuaram refinando o Karate-Do. Ao mesmo tempo em que mantiveram as boas tradições, conhecimento e melhores práticas da Shoto-Kan, adicionaram as de outras Escolas e até mesmo de outras modalidades de luta. Inseriram inovações e adequações ao ocidente, principalmente didáticas. Esta evolução, ao longo dos anos, se condensou, em um método próprio, o "Sistema Ekado de Ensinamento e Prática", um sistema ao mesmo tempo tradicional e aberto a mudanças e inovações efetivas.

 

Como é o "Sistema EKADO de Ensino e Prática", o método de ensino da Escola?

O Sistema Ekado de Ensino e Prática é o método de ensino criado e adotado pela Escola de Karate-Do do Brasil.

Inicialmente se baseou no Sistema da Nihon Karate Kyokai, a Associação Japonesa de Karate, Japão, escola em que o Prof Ennio Vezzuli se formou como instrutor em 1974, no Brasil, e depois estagiou por dois anos na sua matriz em Tokyo, no Japão, no renomado "Shidoin-Gueiko", o Treino dos Instrutores.

O Sistema Ekado é tradicional, mas ao mesmo tempo aberto e inovador. Ele mantem os princípios, valores e melhores práticas ancestrais e, ao longo de mais de 5 décadas de treinamento, estudo e ensino de Karate-Do aos mais variados níveis e faixas etárias de praticantes, foi continuamente reprojetado, aperfeiçoado e adequado aos nossos tempos, a cultura e realidade ocidental.

O nosso Sistema é notoriamente conhecido pelo ensino, e capacitação de Instrutores e Karate-Kas de Alto Nível, mas foi desenvolvido para cada e todo tipo de praticante: crianças, adultos e 3ª idade; mulheres e homens; iniciantes, avançados, Instrutores, Professores; competidores, etc.

Embora altamente padronizado e abrangente quanto ao seus objetivos, conteúdo e público alvo, não é um sistema massificado, ao contrário, é voltado para a individualidade. Ao mesmo tempo que respeita a condição, ritmo, o nível de cada praticante, não permite que se acomode, estende limites e incentiva o progresso constante.

 

Como são as Aulas e os Treino?

As Aulas e os treinos de Karate-Do são muito diversificados pois depende do nível dos grupos de praticante, mas, grosso modo, a estrutura básica de uma aula treino típica inicia-se com a Cerimônia de Início e um Aquecimento para se preparar para o Treino do Karate-Do propriamente dito. Seguem-se vários tipos de exercícios que são divididos em três grandes e principais categorias:

  1. O Kihon, que são técnicas básicas, onde se aprende as defesas básicas, socos, chutes, posições, etc;
  2. Os Kata, que são as formas, nos quais se aprende e se praticam técnicas mais sofisticadas e se relembram os Kihons aprendidos, e ...
  3. Os Kumites, que são os diversos tipos de lutas, onde as técnicas aprendidas no Kihon e Kata são aplicadas ante um Oponente real.

Por fim há uma seção de relaxamento e a Cerimônia de Encerramento para abaixar o ritmo físico e mental e o retorno à normalidade.

Integram as aulas treino do Karate-Do a teoria das técnicas e táticas, o ensinamento e a prática da conduta adequada, da tradição e dos demais aspectos da cultura e filosofia do Karate-Do e Budo.

Conforme a habilidade do Praticante for crescendo a dificuldade e nível dos exercícios também crescerá.

 

O Karate-Do da Escola é só para praticantes Avançados?

Sim, principalmente para Karate-Kas de nível avançado e na formação, atualização e treinamento de Instrutores, mas também tem cursos para praticantes intermediários e principiantes com o mesmo elevado nível de qualidade.

O nosso Sistema é notoriamente conhecido pelo ensino, e capacitação de Instrutores e Karate-Kas de Alto Nível, mas foi desenvolvido para cada e todo perfil de praticante: crianças, adultos e 3ª idade; mulheres e homens; iniciantes, avançados, Instrutores, Professores; Competidores, etc.

A Escola tem um ciclo completo em Karate-Do: Formação, Capacitação e Certificação, Atualização e Manutenção, para todos os tipos de Praticantes.

 

Quais são as Atividades da Escola?

As principais atividades da Escola são: 

  1. Curso, Aulas e Treinos Regulares de Aprendizado e Treinamento de Karate-Do;. Na Matriz e Escolas Credenciadas com Curriculum Unificado — veja relação de filiadas.
  2. Curso de Formação de Instrutores; Saiba mais...
  3. Programa de Aprendizado e Treinamento Continuado; Saiba mais...
    . Para Instrutores e Karate-Kas de Alto Nível;
  4. Cursos e outros Eventos para Capacitação, Certificação e Credenciamento de:
    . Academias/Escolas/Organizações
    . Individuais/Pessoa Física: Graduação, Treinadores e Técnicos, Arbitragem e Examinadores de Capacitação.
  5. Eventos Encomendados e Específicos; Contate-nos...
    . Aulas, treinos, "Gashukus", curso, seminários, palestras, competições, etc. visando necessidades e públicos específicos das Organizações encomendantes.
  6. Aulas particulares; Contate-nos...
  7. Encontros e Reuniões Periódicas de Instrutores e Karate-Kas Avançados – "Shidoin-Kai";
  8. Publicar matérias sobre a prática e ensino do Karate-Do e matérias correlatas. 

Para mais informações, visite também o nosso Calendário ou Contate-nos...

 

Qual é o Uniforme e Equipamentos necessários ao Treino?

Inicialmente somente o Karate-Gi, que também conhecido no como Kimono. Ele deve ser específico para Karate e branco.

Para maiores detalhes, consulte seu Instrutor ou a administração de sua Academia.

 

Onde posso treinar?

No momento a Escola não tem treinamentos regulares e ainda não tem Academias Credenciadas. Todas estão em processo de Capacitação e Credenciamento, mas você poderá participar dos diversos cursos e eventos que a Escola oferece. Saiba mais...

 

Como posso contratar um curso para minha Organização ou Empresa?

Sim, claro! Contate-nos...

 

Posso contratar aulas particulares?

Certamente! Contate-nos...

 

Onde é a Matriz da Escola de Karate-Do do Brasil?

A Matriz Administrativa da Escola de Karate-Do do Brasil está localizada na:
Rua Camundó, 140
04071-040 — São Paulo, SP, Brasil

 

A Escola também ensina e pratica o Karate Esportivo/Competitivo?

Sim, a Escola também ensina e pratica o Karate Esportivo para os interessados, mas somente depois de desenvolver uma base em Karate-Do, o Karate Pleno.

A formação de campeões ou superatletas é somente uma parte do todo. Novamente, um dos objetivos da Escola é ensinar e estender os benefícios da prática do Karate-Do à maior diversidade e quantidade possível de público.

 

end faq

 

 

Search

Navegação Rápida

Sobre a Escola

Saiba ...

  • Quem Somos
  • No Que Acreditamos
  • O Que Fazemos
  • O Que Nos Diferencia
  • Nosso Portfólio

Onde Treinar

No momento a Escola não tem treinamentos regulares e ainda não tem Academias Credenciadas. Todas estão em processo de Capacitação e Credenciamento, mas você poderá participar dos diversos cursos e eventos que a Escola oferece. Saiba mais...

Próximos Eventos