Notícias

 

Com as 100 vagas abertas totalmente tomadas, realizou-se no ginásio da Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz da Faculdade de Medicina da USP, na cidade de São Paulo, no último domingo, dia 10 de junho de 2018, o 1º Seminário R+3K = Karate-Do da Escola de Karate-Do do Brasil.

Como próprio título do Seminário expressa, o objetivo foi reafirmar e demostrar que a prática do Karate-Do só é possível com da integração do Reigi (Conduta e a Atitude), do Kihon, do Kata e do Kumite no treinamento e a aplicação do conhecimento e as habilidades adquiridas na vida cotidiana.

Como sempre, o evento foi aberto a todas as organizações de Karate e contou com a presença de participantes de diversos estados.

O evento iniciou-se com palestra do Prof. Ennio Vezzuli discorrendo sobre a história do Karate e sua evolução até se torna o que hoje conhecemos como Karate-Do.

Prossegui enfatizando o caráter holístico do Karate-Do ...

O Karate-Do é um pacote, o Reigi (a Conduta e a Atitude), o Kihon, o Kata e os diversos tipos de Kumite são indissociáveis e não são fins. São só componentes e meios do Karate-Do, aliás, o próprio Karate-Do também não é um fim em si. É sem dúvida uma eficaz defesa pessoal, é também uma excelente ferramenta de desenvolvimento físico e mental, mas de pouco valor se restrito ao Dojo, como prega a própria definição de Karate-Do.

Após a palestra iniciaram-se os módulos Kihon, Kata e Kumite ministrados respectivamente pelos Instrutores Ennio Vezzuli, Jurandir Andrade e José Gilmar Janini, auxiliados pelos também Instrutores da Escola: Anselmo Roque do Carmo, Beatriz Janini Menegasso, Carlos Alberto Leopoldino, Fábio Porto Aranha, José Oliveira Sobrinho, José Roberto de Almeida, José Carlos Floriano, Marcelo Tozzi e Marcos Dedino.

Cada módulo, além dos conceitos e treinamentos técnicos, enfatizou os aspectos da Conduta e Atitude adequada ao combate.

Os módulos ocorreram simultaneamente em turmas de cerca 35 participantes, a quantidade máxima para se poder dar atenção a cada participantes.

Dado a longa duração do evento, 8 horas, temerosamente, planejou-se que, ao invés de interrupção para o almoço, haveria somente 15 minutos entre os módulos para breve descanso e alimentação. Ao final do Seminário o entusiasmo mantido até o último minuto pelos participantes, demonstrou que o planejamento foi acertado.

A Escola de Karate-Do do Brasil presta agradecimentos especiais à Dra. Aline Fazzolari Dota, Karate-Ka e responsável pelo atendimento Médico, a Luiz Roberto Tadeu Neri Júnior, Karate-Ka e responsável pela Fotografia e a Rafael Pelegrini, Karate-Ka aluno do 5º Cuinkado e integrante da Organização do Seminário.

O próximo Seminário, com o mesmo conceito, mas com outros temas, está previsto para ser realizado na cidade de Leme, SP, no dia 18 de novembro, domingo.

Veja as fotos clicando aqui: Álbum da Escola.

 

Oss!

 

 

Quem Somos

Saiba ...

  • Quem Somos
  • No Que Acreditamos
  • O Que Fazemos
  • O Que Nos Diferencia
  • Nosso Portfólio

Onde Praticar

No momento a Escola não tem treinamentos regulares e ainda não tem Academias Credenciadas. Todas estão em processo de Capacitação e Credenciamento, mas você poderá participar dos diversos cursos e eventos que a Escola oferece.

Próximos Eventos