Notícias

ProgCont 4aAulaEspStodoPinhal SP 02 11 2013 01 Redim edited

 

Realizou-se no dia 15 de agosto na cidade de São Paulo a primeira aula treino do “Treino dos Instrutores da FPK”.

A iniciativa é continuidade das ações da Federação Paulista de Karate, a FPK, que remete a 2011 quando o atual Presidente, o Prof. José Carlos Gomes de Oliveira, o Zeca, em uma conversa informal com o Prof. Ennio Vezzuli, entendendo o Karate como uma disciplina de formação do ser e não só como uma atividade competitiva, concluíram que deveriam agir para que a tradição e cultura do Karate-Do não se perdesse e que isso só seria possível por meio de Instrutores capacitados de forma plena para que, por sua vez, conduzissem esse verdadeiro resgate do Karate-Do.

Além disso o curso não poderia ser voltado para o ensinamento de um estilo, mas preparar o instrutor a desenvolver um método de ensino e treinamento conforme as tradições do próprio estilo. A organização ainda determinou que não deveria se limitar aos filiados, deveria se estender a todo Karate-Ka capacitado que se interessasse, pertencente ou não a FPK ou a qualquer outra organização.

Alguns meses depois, por iniciativa do Prof. José Carlos e grande empenho do Diretor Técnico, o Prof. Valmir Zuza, a FPK instituiu o “Curso de Formação de Instrutores de Karate-Do” cujo currículo abrangia Conduta, Treinamento (Preparo Físico, Técnico e Mental), Teoria (Técnica, Estratégica-Tática e Tradições Filosóficas do Budo) e Didática.

Hoje já em sua quarta turma, apesar da alta taxa de reprovação (55%), dado ao rigor do curso, já formou vinte e cinco Instrutores e deverá formar, se aprovados, mais onze até o fim do ano.

Contudo após formados, com elevação de seu nível e horizontes estendidos pelo curso, vários Instrutores demandaram continuidade em sua evolução pessoal e profissional, o que resultou em nova iniciativa da FPK, a criação de um programa de treinamento continuo, o Treino dos Instrutores da FPK.

O Treinkado, como é conhecido, além de manter os Instrutores treinados e em constante evolução, visa fornecer orientação, promover a trocar de experiências, debater e principalmente viabilizar ideias relativas a prática e ensino do Karate-Do.

As aulas treino, são realizadas mensalmente, no quarto sábado do mês com duração de quatro horas. É composto de palestras sobre Karate-Do e assuntos correlatos por convidados, trabalhos e apresentações dos próprios Instrutores e de “...treino, muito treino”, segundo um dos participantes, que conclui “é muito puxado, exaustivo, mas somos instrutores de Karate-Do e, como se diz por aqui, não basta só saber, é necessário saber fazer para saber ensinar”.

Além do aprendizado e do treino em si, a aula-treino serve como orientação e programa de treinamento para que os Instrutores apliquem em seu próprio treino e no de seus alunos durante o mês até a aula seguinte.

Tanto o Curso de Instrutores quanto o recém-criado Treinamento dos Instrutores estão a cargo do Prof. Ennio Vezzuli, responsável pelo Departamento de Instrução e Prática da FPK e Instrutor chefe da Escola de Karate-Do do Brasil a qual fornece o know-how, o sistema e o método.

Quem Somos

Saiba ...

  • Quem Somos
  • No Que Acreditamos
  • O Que Fazemos
  • O Que Nos Diferencia
  • Nosso Portfólio

Onde Praticar

No momento a Escola não tem treinamentos regulares e ainda não tem Academias Credenciadas. Todas estão em processo de Capacitação e Credenciamento, mas você poderá participar dos diversos cursos e eventos que a Escola oferece.

Próximos Eventos