Notícias

Os novos Instrutores, da Esquerda para a Direita, Atrás: Fábio Porto Aranha, Jurandir Ferreira de Andrade, Marcos Dedino, Roberto de Souza Pacheco, Edson Fujinori Nakama. Na Frente: Ricardo Barbosa de Carvalho, Rubens Mattos Silva (não Instrutor), Bolivar Fernandes Duarte Filho, Mário Sérgio Rossi Vieira e José Oliveira Sobrinho.

Realizou-se no último dia 28 de janeiro a Avaliação Final do 3º e 4º Curso de Formação de Instrutores de Karate-Do da Federação Paulista de Karate, o CuinKado, como é conhecido.

Os Cursos, que se basearam no Sistema Ekado de Ensino e Prática, o método da Escola de Karate-Do do Brasil, foram ministrados pelo Prof. Ennio Vezzuli, tiveram a duração de 18 Aulas-Treino mensais e as aulas de reposição.

As Aulas-Treino ocorreram mensalmente no quarto sábado do mês, o dia todo e, no período de trinta dias compreendidos entre cada Aula-Treino, os candidatos tiveram como "lição de casa" aplicar o conhecimento e a metodologia adquirida em seu próprio treino e no dos alunos.

O Curso seguiu a orientação holística de formação fundamentada nos princípios tradicionais do Karate-Do: a teoria e o rigoroso treinamento, abrangendo a Atitude e Conduta, a preparação Física, Técnica, Estratégia e Tática, e Psíquica do Candidato a Instrutor e, é claro, a Didática.

O próprio rigor do treinamento foi seletivo e entre o Treinamento e a Avaliação Final, dos 18 candidatos do 3º Cuinkado, somente 7 foram aprovados, representando um indice de aprovação de 38,88%. Já do 4º Cuinkado, dos 7 candidatos somente 2 foram aprovados, ou seja 33,33% dos inscritos.

Contudo, somente resistir ao treinamento não é o suficiente, para ser Instrutor de Karate-Do, segundo o Prof. Ennio, "... é necessário uma Avaliação de Capacitação tão rigorosa como o treinamento, ou seja, para ser Instrutor de Karate-Do é necessário saber, saber fazer e saber ensinar".

Na Avaliação Final atuou como examinador o próprio ministrante do curso, o Prof. Ennio Vezzuli e, como Examinadores Treinando, os instrutores formados nas turmas anteriores do Cuinkado: Anselmo Roque do Carmo, Beatriz Janini Menegasso, José Carlos Floriano, José Gilmar Janini, José Roberto de Almeida e Marcelo Tozzi.

São os Aprovados:

3º Cuinkado: Bolivar Fernandes Duarte Filho, Edson Fujinori Nakama, Fábio Porto Aranha, Marcos Dedino, Mário Sérgio Rossi Vieira, Ricardo Barbosa de Carvalho e Roberto de Souza Pacheco.

4º Cuinkado: José Oliveira Sobrinho e Jurandir Ferreira de Andrade.

A cerimônia de entrega dos certificados e apresentação dos Instrutores Oficiais se dará em evento aberto aos familiares e público em data a ser definida. Após a cerimônia a FPK oferecerá um almoço aos Formandos, Examinadores e Autoridades presentes.

Já está em andamento o 5º Curso, e deverá se encerrar em meados de 2018. O 6º Curso deverá se iniciar no segundo semestre de 2018 em data a ser decidida.

Veja todas as fotos do Curso no link https://www.flickr.com/photos/escoladekaratedodobrasil/.

A Escola de Karate-Do do Brasil e a FPK parabenizam os novos Instrutores Oficiais da FPK.

Oss!

 

Quem Somos

Saiba ...

  • Quem Somos
  • No Que Acreditamos
  • O Que Fazemos
  • O Que Nos Diferencia
  • Nosso Portfólio

Onde Praticar

No momento a Escola não tem treinamentos regulares e ainda não tem Academias Credenciadas. Todas estão em processo de Capacitação e Credenciamento, mas você poderá participar dos diversos cursos e eventos que a Escola oferece.

Próximos Eventos