Notícias

 

Realizou-se no dia 27/10/2018, em São Paulo, a Cerimônia de Certificação e o almoço comemorativo da 1ª Avaliação para Instrutor de Karate-Do Nível 2 e a do 5º Curso de Formação de Instrutores de Karate-Do Nível 1.

O evento foi realizado após o Treinkado, o Treino dos Instrutores, em São Paulo e contou com a presença de, além dos Formandos, dirigentes e Instrutores da Escola de Karate-Do do Brasil e familiares e amigos dos Formandos.

São os Formandos da 1ª Avaliação de Instrutores de Karate-Do Nível 2: Beatriz Janini Menegasso, Fábio Porto Aranha, José Gilmar Janini, José Roberto de Almeida e Jurandir Ferreira de Andrade.

São os Formandos do 5º Curso de Formação de Instrutores de Karate-Do Nível 1: Clauber Fernando Bavero, Daniela de Lima, Devide Alfredo de Lima e Rafael Pelegrini de Almeida.

A cerimônia se desenvolveu com rigorosa ênfase à Conduta e Etiqueta, “como é recomendado aos Karate-Kas”, e os novos Instrutores receberam juntamente com o Certificado, 3 bordados exclusivos de Instrutor Oficial da FPK e uma Faixa Branca bordada com os kanji “Manen Sho Ho.

O Prof. Ennio Vezzuli repetiu o costumeiro e breve discurso destacando a importância da Formação de Instrutores de Karate-Do:

O Karate-Do é mais que uma simples luta ou um esporte competitivo. O Karate-Do é uma ferramenta de formação e transformação pessoal. É algo muito importante para ser deixado nas mãos de amadores ou despreparados.

Para ser Instrutor de Karate-Do é necessário saber, saber fazer e saber ensinar, competências impossíveis de serem alcançadas sem o Treino Rigoroso e Constante, a Observância da Conduta Adequada e o Aprendizado Continuado.

Sobre a faixa branca, explicou o Prof. Ennio:

... Esta faixa branca simboliza a atitude que todo Karate-Ka e, especialmente, o Instrutor deve adotar, o “Sho-Shin”, a “Mente de Iniciante”. Se refere à atitude aberta, ao entusiasmo, à avidez de conhecimento e à falta de preconceitos que o iniciante tem ao estudar um assunto. Este preceito visa alertar que, ao se estudar um assunto, mesmo estando em um nível avançado, deve-se fazê-lo com a mesma atitude de um novato.

O termo é usado principalmente no estudo do Zen-Budismo e no Budo, contudo não é difícil perceber que tal conceito se estende à vida cotidiana.

Existe no Budo a tradição de afixar uma faixa branca na entrada do vestiário da academia com a inscrição “Manen Sho Ho” que pode ser traduzida com Eternamente Principiante ou Principiante para Sempre. O intuito é que o Karate-Ka, ao passar por aquela porta, se lembre e se imbuía do “Sho-Shin”, a Mente de Principiante.

Por favor, mantenham e divulguem esta tradição, ela é uma boa tradição, mas, principalmente, pratiquem esta tradição.

Após a Cerimônia, em clima de grande alegria, os formandos, acompanhados de seus familiares e amigos, Instrutores colegas e Dirigentes da Escola, comemoraram em almoço a conquista.

As fotos do evento estão disponíveis no link https://www.flickr.com/photos/escoladekaratedodobrasil/.

A Escola de Karate-Do do Brasil parabeniza os novos Instrutores Oficiais da FPK e que os ensinamentos sejam passados adiante.

 

Oss!

 

 

Quem Somos

Saiba ...

  • Quem Somos
  • No Que Acreditamos
  • O Que Fazemos
  • O Que Nos Diferencia
  • Nosso Portfólio

Onde Praticar

No momento a Escola não tem treinamentos regulares e ainda não tem Academias Credenciadas. Todas estão em processo de Capacitação e Credenciamento, mas você poderá participar dos diversos cursos e eventos que a Escola oferece.

Próximos Eventos